Carros com sistema Start-Stop precisam de Baterias especiais.

Como escolher a bateria certa para o seu carro?
abril 1, 2020


Antes da revolução tecnológica no mercado de veículos, as baterias eram responsáveis apenas para auxiliar na partida e sustentar sistemas, como o de vidros elétricos e ar-condicionado. Porém, hoje os carros contam com aparatos cada vez mais robustos, necessitando de cargas maiores de energia para dar conta de tantas funcionalidades.

Diante de todos esses avanços, as baterias tiveram de ser melhoradas, já que são elas as responsáveis por sustentar toda essa necessidade de carga de energia.

A bateria start-stop para veículos foi adotada por modelos de automóveis mais modernos. A tecnologia, responsável pelo desligamento do motor quando o carro para no semáforo ou no trânsito, trouxe consigo algumas necessidades. Entre elas, alternadores, baterias e motores de arranque especiais

No entanto, a principal função da bateria é acionar o motor de arranque e dar a partida. Nos modelos com start stop, por sua vez, sequências de pequenas descargas são demandadas constantemente e por isso, há necessidade de uma bateria especial. Atualmente, existem dois tipos de baterias que conseguem dar esse suporte: a EFB e AGM. Sabe a diferença entre elas ?

Start-Stop simples

As baterias do modelo EFB ( Enhanced Flooded Battery, Baterias Convencionais Melhoradas)são as mais indicadas para os veículos com sistema simples de Star-Stop. A EFB é a evolução das baterias convencionais, por isso são utilizadas em automóveis que somente precisam de cargas rápidas para dar várias partidas ao longo do mesmo trajeto. Algumas montadoras têm aderido essa tecnologia em seus projetos por ter um menor custo e resultados elétricos semelhantes a bateria AGM. Essa tecnologia é ideal para uso, também, em aplicações especiais, como táxi ou aplicativos de mobilidade.

Start-Stop mais avançado

A bateria do modelo AGM (Absorbent Glass Matt, Manta de Vidro Absorvido) é mais utilizada por veículos com um sistema mais avançado. Têm como principal característica a absorção total da solução ácida (eletrólito) em seus separadores, conferindo uma maior eficiência energética nos ciclos mais profundos de descarga. Nesse sistema em que o motor do veículo se desliga a cada parada, a bateria sustenta toda a parte elétrica do carro quando é realizada a parada. Função que, durante o funcionamento do veículo, fica a cargo do alternador. Assim que a embreagem é acionada novamente, é dada a partida no carro. Tudo isso de forma automática, silenciosa e rápida. O objetivo desse sistema é promover economia de combustível e reduzir a emissão de poluentes.

É preciso tomar cuidado de verificar qual a bateria mais indicada para o veículo. No caso de aplicar uma EFB num carro que necessita de uma AGM, é possível acarretar em perdas de eficiência energética e diminuir a vida útil da bateria. Além, ainda, de danificar os demais componentes do veículo. O mesmo ocorre quando aplicada uma bateria convencional em um carro com tecnologia Start-Stop.